Hoje, todos os consultórios do país e também estabelecimentos utilizam materiais para higienização, depois de todo o aprendizado que tivemos no período da pandemia de 2020.
Desde essa época, diversos materiais para a higienização foram testados e utilizados, mas nos consultórios odontológicos dois deles se destacaram: o álcool 70% e o ácido peracético.
Porém sempre houve o questionamento: qual é melhor ou mais eficaz?
De forma simples, entenda que:
O álcool 70%, é composto por 70% de álcool etílico e 30% de água. Ou seja, essa composição química é sim eficaz na desinfectação, mas não da forma que você imagina.
Muitas pessoas pensam que é só passar o álcool, dar uma esfregadinha e pronto, mas não!
Pelo fato da composição do álcool 70% ser mais ‘’fraca’’ que a do ácido peracético, ele necessita de um tempo de fricção. Que nada mais é do que um período de tempo onde você precisa ficar esfregando o paninho com álcool no local que esteja higienizando para então ele conseguir ser eficaz e eliminar os vírus e bactérias daquele local. Esse tempo pode variar de 7 a 10 minutos seguidos, conforme a superfície do local que será higienizado.
Um ponto de observação, é que o álcool 70% não é tão agressivo a pele humana quando de primeiro contato, ou seja, não requer muitos cuidados e precauções. Já o ácido peracético, se torna um pouco diferente.
Diferente do álcool 70%, o ácido peracético tem uma composição química mais ‘’forte’, ou seja: o poder de eficácia contra vírus envelopados, bactérias e fungos é muito maior.
Outro ponto que ele não precisa de tempo de fricção dependendo a superfície que for ser utilizado, já que sua ação e eficácia são quase instantâneos
Porém, pelo fato de possuir uma composição química mais estruturada, ele requer alguns cuidados extras ao utilizá-lo, como: luvas, máscara (devido ao forte odor) e por causar danos à pele humana quando em contato direto.
Em resumo, o recomendado seria que:
Para higiene das mãos você utilize água e sabão quando possível, caso não for, então o álcool 70% e para higienização do seu equipamento o ácido peracético sob os cuidados necessários.